Conteúdos - Voltar

Para que fazer psicoterapia?

Nossos planos, sonhos e desejos muitas vezes arrebatam o nosso tempo, ainda mais se voltarmos nossos projetos para alcançar prestígio, bens materiais e de consumo. A sociedade que tem como fundamento o “ter”, precisa ser paga com muito esforço e trabalho. Isso tudo tem sido maximizado pelo alto custo de vida que se apresenta em nosso país. Assim, para alcançar esse padrão desejado ficamos imersos num turbilhão de dúvidas, culpas, frustrações e sentimentos que nos levam a questionar o sentido da vida. Muitas vezes esses sentimentos são expressos em sintomas físicos como palpitações, falta de ar, excesso de sono, entre outros tantos que aparecem para lançar um alerta de que estamos exigindo mais do que nosso organismo deveria ou poderia dar, e então, buscamos ajuda com profissionais de saúde pois percebemos que existe algo diferente e que não está indo bem.

Desenvolver o hábito de analisar nosso dia a dia principalmente quando atingimos a vida adulta, acaba por requerer ações que nem sempre estamos dispostos ou preparados para tomar. É nesse momento que a psicoterapia entra como um excelente aliado na busca por uma vida melhor. Aprender a distinguir os sentimentos que são acessados em cada situação que vivemos e a forma que queremos agir para que o equilíbrio emocional se faça presente, exige a instrumentalização de cada pessoa para aprender a olhar o Si-mesmo e suas ações. O triângulo Sentir- Pensar e Agir é um caminho para o entendimento de si e auxílio para a tomada de decisões.

Esse processo de auto-conhecimento não é muito fácil, nem simples, principalmente na contemporaneidade, já que vivemos a contramão disso, buscado sempre informações e soluções rápidas para todos nossos problemas. Porém, se em algum momento lembrarmos que somos seres da natureza, entenderemos que o tempo é algo precioso, e a vida do ser humano necessita de raízes fortes para poder se desenvolver com beleza e fortaleza.

Buscar soluções paliativas é perder a oportunidade de viver em plenitude.

Afinal… o que é e para que serve a Resiliência?

Afinal… o que é e para que serve a Resiliência?

LEIA
Saúde Mental e Educação

Saúde Mental e Educação

LEIA
Crianças, adolescentes e o uso de equipamentos tecnológicos

Crianças, adolescentes e o uso de equipamentos tecnológicos

LEIA
O que os sonhos querem dizer?

O que os sonhos querem dizer?

LEIA
Thais Rades - Psicóloga - Website by PLYN
envie uma mensagem