Conteúdos - Voltar
Um primeiro passo para discutir sobre essa questão contemporânea e que tem mobilizado a preocupação de pais, famílias e educadores é fazer um olhar para a história de vida dos adultos que comandam essas relações. Não podemos negar que os avanços tecnológicos têm interferido em nosso dia a dia, bem como influenciado nossas relações pessoais. Hoje, pequenos comportamentos, como ir a um restaurante, já se apresentam de forma diferente, quando temos que acessar o cardápio por meio de um QRCode.
Assim, é inegável a importância que os aparelhos eletrônicos tem em nossas vidas, de forma que deixar nossos filhos distantes disso, é talvez limitá-los em suas possiblidades de conviver com as pessoas e com os avanços que são próprios de sua geração.
Um segundo ponto é a cultura do uso consciente de aparelhos tecnológicos por qualquer pessoa, e nisso, incluímos as crianças e os adolescentes porque o mundo e muitos perigos se abrem diante da tela do computador/celular. Desenvolver uma atitude crítica quanto aos sites que estão sendo acessados e o tempo que se usa do dia nesse contato parece ser um caminho adequado para um comportamento saudável de qualquer indivíduo.
O que cabe aos adultos é conversar, orientar, fiscalizar e colocar limites no uso. Isso requer tempo, paciência, persistência e proximidade com os filhos, principalmente os adolescentes, já que ainda não possuem autonomia suficiente para decidirem sozinhos ao que podem ou devem estar expostos.
A conversa é sempre um bom caminho. Sugiro também que a família invista em diferentes recursos como brinquedos, livros e passeios para encantar as crianças com outros estímulos que não apenas os brinquedos tecnológicos.
E para finalizar, e não menos importante, fica a tarefa dos adultos analisarem a sua própria relação e atitude com o uso dos celulares/computadores/ jogos eletrônicos, já que as crianças aprendem com as nossas atitudes. Ser modelo para nossos filhos, inclui pensar em nossos comportamentos e os mudar, caso nós mesmos não estivermos sabendo usar os aparelhos eletrônicos com sabedoria.